domingo, 16 de julho de 2017

Antipsicóticos e ganho de peso, como evitar

Como não engordar com os antipsicóticos

 
     Em primeiro lugar, gostaria de dizer que as informações contidas nesta postagem são apenas relatos de minha experiência com os antipsicóticos e as minhas tentativas de não ganhar muito peso no uso desses medicamentos usados no combate da esquizofrenia.
    Não sou nutricionista, médico, apenas sou uma pessoa que tem esquizofrenia e que sempre foi curiosa sobre alimentação, dicas de saúde, um pouco hipocondríaco até, chegando a ler todas as bulas dos medicamentos que usei e de alguns que nem cheguei a usar. Afinal, de médico e de louco...
   Gostaria também de dizer que tudo também depende do organismo de cada pessoa, alguns chegam a engordar, outros nem tanto. E ainda temos que lembrar que algumas pessoas podem ter algum problema relacionado à tireoide, que as fazem engordar sem ingerirem muitas calorias.
   Esse humilde blog que vos escrevo, como disse anteriormente, é baseado quase que exclusivamente nas minhas experiências relacionadas à esquizofrenia, aliadas à um breve estudo sobre o assunto, sempre procurando informações em sites confiáveis e também com amigos com os mais variados tipos de transtornos mentais.
antipsicóticos pode, em alguns casos, causar importante ganho de peso e prejuízo à saúde.
   
    Mas, afinal, por que os antipsicóticos engordam? Eles realmente aumentam o apetite?
    Em primeiro lugar, vamos ao fator que é o mais óbvio de todos: a sedação, a sonolência provocada por esses medicamentos nos deixam menos animados a praticar qualquer atividade física. Menos exercícios, menos calorias gastas...
    E em segundo lugar, que acredito ser o principal fator para o ganho de peso é o aumento do apetite. Os antipsicóticos mais modernos causam menos efeitos colaterais extrapiramidais (as tremedeiras, enrijecimento muscular, movimento involuntário dos músculos da face, etc). Porém, em contrapartida tem o ganho de peso como principal efeito colateral indesejável, em boa parte dos casos.
   Ainda não se chegou à uma conclusão exata e definitiva sobre o que realmente causa esse aumento de apetite em alguns pacientes, mas sinto que seja algo relacionado à região do cérebro responsável pela  saciedade, ou algo mais ou menos parecido. A única coisa que sei é que o estômago parece não ter fundo, e no meu caso passei a comer cerca de 50% a mais do que de costume, para ficar saciado.
    Além do prejuízo estético devido ao aumento de peso, os antipsicóticos mais modernos (olanzapina, quetiapina, risperidona, etc), podem causar também aumento significativo nas taxas de triglicerídeos, colesterol e açúcar no sangue. E, também um certo prejuízo financeiro, pois a vontade que dá é de nos empanturrar com massas, doces e tudo quanto é besteirada que encontramos pela frente. Dá vontade de perguntar para o psiquiatra se ele irá pagar a conta da padaria... 
   Mas o que podemos fazer para amenizar essa situação?
   Em primeiro lugar, converse com o seu médico, caso ele seja aberto ao diálogo e seja paciente. Afinal, quem ter que ser paciente são eles...
  No meu caso, tomo vários cuidados, mas, claro, ainda como muita besteira, fui muito mal acostumado quando criança, a minha avó fazia um delicioso pudim de leite. 
      Mas tomo vários cuidados para manter o mesmo peso de quando tinha  20 e poucos anos. Tenho o hábito de me pesar com frequência nas farmácias que encontro pelo caminho.
    As minhas dicas são simples e baratas, que qualquer pessoa desprovida de recursos financeiros como eu poderá fazer:
    1- Água
       Tome bastante água, de preferência meia hora antes e duas horas depois das refeições. Enquanto você está desfrutando daquele rango gostoso da mamãe pode beber água sim, mas somente o suficiente para a comida descer goela abaixo e você não ficar engasgado com aquele feijão tropeiro de sábado. Aqui em Beuzonte se costuma comer o tropeiro também no domingo, na segunda, na terça, na quarta... 
   Não precisa cronometrar o momento de beber a água, não precisa ser exatamente meia hora antes ou duas horas depois, é só uma base mesmo. Dizem que se tomarmos água meia hora antes das refeições conseguir "enganar" o cérebro, pois o mesmo passa a informar ao organismo que o nosso estômago está cheio. E depois das refeições podemos tomar a água quando sentirmos que o alimento foi digerido, para não ficarmos olhando o relógio a todo momento.
    Muitas pessoas sofrem com a tal da retenção de líquidos no organismo, e, por isso, evitam de beber muita água. Mas isso só piora a situação. Uma boa dica é beber dois copos de água em jejum, seus rins irão funcionar melhor do que aqueles filtros de barro São João. 

2-Fibras
    Por que as fibras estão na lista, logo em segundo lugar? Vou tentar explicar, de uma maneira simples também, que é costume neste humilde blog. 
      Desde os 16 anos que consumo as fibras. Conheci as vantagens de consumi-las ao ler um livro antigo sobre  alimentação natural. São tantos benefícios para a nossa saúde que não irei relatá-los todos aqui nesta postagem. Mas o principal que sinto é a saciedade que elas nos dão. Sinto que algumas fibras "incham" dentro do meu estômago e quase não sinto fome na parte da manhã, pois faço uma vitamina, que não fica muito saborosa, mas que me faz sentir muito bem, principalmente por ajudar na prisão de ventre. É uma gororoba muito ruim, que batizei de "ração" antes mesmo de aparecer aquela moda da ração humana. O gosto deve ser parecido com ração de cavalo ou cachorro.
  Então vamos à receita da ração humana que é "animal" do esquizo:
  Primeira coisa a se providenciar é um pote grande, para armazenar os seguintes ingredientes:
    -500gr de aveia
    -500gr de gérmen de trigo
    -200gr de farelo de trigo
    -1kg de leite de soja (fica a critério da pessoa usar o leite de soja ou não, pode usar leite comum)
Obs: pode-se diminuir a quantidade da mistura, mas procure manter a mesma proporção. O leite de soja tem que ser o que vem com sabor, pois se usar o sem sabor vai ser difícil de descer...  
 No lugar do leite de soja, pode usar qualquer outro artifício para melhorar o sabor da mistura, isso depende de cada um, pois também ultimamente se comenta muito que a soja pode fazer mal a nossa saúde, principalmente se for a transgênica.
    Agora é só ir colocando os ingredientes dentro do pote aos poucos, e ir misturando, para que fique tudo muito bem homogêneo. 
    Com a mistura pronta, coloque um copo de água no liquidificador Depois coloque quatro colheres de sopa (ou menos) da mistura, bata tudo e tome rapidamente, pois fica ruim pra caramba. Não se esqueça de sempre tomar muita água, pois as fibras sem esse precioso líquido podem fazer efeito contrário e congestionar ainda mais o intestino, funcionando como uma rolha. Também pode se colocar alguma fruta para melhorar o sabor, mas acho um desperdício, melhor tomar tudo rápido mesmo e depois saborear a fruta sozinha
    Com essa ração sinto menos fome, o meu intestino passa a funcionar muito melhor, sinto-me um pouco mais disposto e melhor na questão muscular. 


3-Limão com água morna
     Há muitos anos que ouvi falar que limão com água morna emagrece. Resolvi testar essa dica, pois devido ao meu problema no pé tenho feito poucos exercícios físicos. Estou tomando há alguns meses e não cheguei a emagrecer significativamente, mas noto que diminui um pouco o índice de gordura corporal, pois tenho comido muito ovo cozido e notei que em algumas partes do corpo as gorduras deram lugar à alguns músculos, principalmente no braço e nas pernas. Tenho 48 anos e posso dar o tchauzinho sem muita preocupação, já a gordura da barriga já é de nascença, apenas deu uma pequena melhorada, com algumas abdominais também. Dizem que se colocar bicarbonato de sódio nessa água os efeitos são ainda melhores, mas recomendo que pesquisem bastante antes de tomar

                                             4- Substituição dos alimentos
      Essa também é uma dica simples e que vejo sempre dar resultado, pelo menos no meu caso. É difícil, mas devemos tentar substituir aquela linda e deliciosa pizza por frutas, de preferência aquelas que nos dão a sensação de saciedade; maçã, banana, abacaxi, laranja, etc... 
    Também são bem vindo o iogurte, a granola, gelatina, etc...
    Não devemos confundir regime com privação alimentar, devemos trocar os alimentos e não parar de comê-los. 
    E na internet se encontra ótimas receitas de alimentos menos calóricos e mais saudáveis, já vi até dica de leite condensado saudável. Tem também dicas de pães e bolos sem farinha. Enfim, inúmeras possibilidades de forrar o nosso estômago quando ficamos famintos por causa dos antipsicóticos.
Mas não vou me estender muito nessas receitas,  pois o máximo que aprendi a fazer até hoje foi ovo cozido. A minha tentativa de fazer ovo frito foi um pouco traumática...


       5- Exercícios físicos

    Essa  dica provavelmente seja a mais difícil de ser seguida para quem usa antipsicóticos, devido à sonolência que eles costumam causar. Claro que tudo depende da dosagem e do organismo de cada um. Mas, se de manhã sentes muito sono, nada impede de que faça alguns exercícios de tarde ou à noite, quando estiveres mais disposto.
    Só quem tomou algum antipsicótico é que pode dizer o quanto ficamos cansados, lentos e sonolentos, e às vezes essa dica pode até soar como uma ironia ou algo parecido. Alguns antipsicóticos que tomei me fizeram sentir que estava com uma "dengue permanente". Mas como disse e volto a repetir, tudo depende da dosagem. Talvez o psiquiatra possa diminuir a medicação, caso sinta que seja possível ao notar que o paciente está mais estabilizado. 
    Acima coloquei a imagem da galera andando de bicicleta pois se pudermos aliar a prática de exercícios com a diversão tudo sairá de uma forma mais leve e fluída. No meu caso, jogo um futebolzinho e nem sinto o tempo passar. Além de tirar o stress, a pelada ajuda a botar todos os pensamentos negativos para fora, juntamente com o suor.
     Também ando muito de bike. Além de economizar a grana do ônibus, contribui para o meio ambiente. Aqui em Belo Horizonte os motoristas de uma maneira geral costumam respeitar os ciclistas, até hoje não fui atropelado. Claro que também temos que fazer a nossa parte, respeitando os motoristas e os pedestres. No início deste ano fiz uma longa cicloviagem, percorrendo cerca de 3050km pelos estados da região sudeste. Gravei um vídeo contando como tudo foi nesta viagem que, apesar dos perrengues, foi uma das melhores que fiz em minha vida.
https://www.youtube.com/watch?v=Jx01COhdq7U&t=3392s


6-Cloreto de magnésio
                                  Resultado de imagem para cloreto de magnésio em pó"

    Esse precioso mineral que é essencial ao nosso organismo também me ajuda bastante na questão da manutenção do peso, pois ele diminui a ansiedade. Muitas pessoas descontam a ansiedade nas bebidas, outros no cigarro, outros na droga e muitas pessoas comem muito chocolate e  doces para ficarem menos ansiosos.
     Eu sou daqueles que tudo é motivo para comer: se estou triste como, se o meu time foi campeão também como muito para comemorar. Depois que passei a tomar o CM me senti menos ansioso e até consegui diminuir o diazepan, pois esse mineral dá um soninho gostoso.
    O cloreto de magnésio é difícil de ser obtido através dos alimentos, principalmente no Brasil, pois o solo do nosso país não é "muito vulcânico". Nos países que têm muitos vulcões o solo contém muito esse mineral, e, consequentemente, as frutas e verduras também.
    Então o jeito é repor, seja em pó ou em cápsulas. Mas é bom se informar para tomarmos a quantidade necessária, pois tudo em excesso faz mal. O cloreto de magnésio não é indicado para pessoas com insuficiência renal.

    Sempre segui essas dicas e hoje em dia estou com o mesmo peso de quando tinha 25 anos. Gosto de me cuidar nessas questões, mas não me privo de um delicioso pudim, de um doce de leite, de um rocambole e de outros quitutes mais da culinária mineira.
      Sinto também que o ômega 3 ajuda na redução do peso.
      https://drrocha.com.br/omega-3-emagrece/
   

7- Corte o refrigerante e o suco de caixinha



   Desde pequenos somos acostumados a tomar refrigerante: seja na hora do almoço, no lanche ou então nas festinhas. E, convenhamos, é quase impossível para as crianças resistirem à essas bebidas deliciosas e fáceis de consumir. Basta abrir a geladeira e abrir a tampinha. 
    E o que não falta são variedades, tem refrigerante de todos os sabores. E mais difícil ainda é resistir ao apelo midiático dos poderosos fabricantes de refrigerantes. 
    Infelizmente, a maioria das pessoas (inclusive eu) não se atenta muito aos valores nutricionais dos alimentos que consumimos. Hoje em dia é lei o fabricante informar ao consumidor tudo o que está sendo ingerido. Mas as letras são bem miudinhas e desanima qualquer um a ler, até mesmo os mais curiosos. 
    Mas quando de açúcar devemos consumir por dia?  Pesquisando em vários sites, notei que os valores variam entre 25g até 50g por dia. Só para termos uma ideia, uma latinha de coca cola tem 3g!
    Então muitos apelam para os sucos de caixinha ou até mesmo os de latinha, imaginando que estão consumindo algo natural e de baixa caloria. Puro engano, o suco Del Valle contém mais açúcar do que muitos refrigerantes, inclusive a coca cola. 
   Então, o que podemos fazer? Sucos de frutas, que também tem açúcar, mas muito abaixo dos refris. 
   Algumas frutas são tão doces que nem precisam de adoçar, como a manga e a goiaba. E por falar em adoçar, use adoçantes com stevia em sua fórmula. Estudos comprovam que a sacarina e outras fórmulas de adoçantes podem fazer mais mal do que o consumo exagerado de açúcar. 
sucos em lata também possuem grande quantidade de açúcar 




20 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado.
      E todas as dicas eu uso, pois me ajudam bastante. Procuro sempre me informar o melhor possível sobre tudo o que publico aqui, não gosto muito de simplesmente copiar um texto e depois colar aqui, só para ter algum tipo de conteúdo.

      Excluir
  2. Adorei. Principalmente a sinceridade de que o shake fica péssimo. kkkkk
    Eu tomo moderador de humor, que dá um apetite enorme também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, também chamam essa gororoba de shake, mas o gosto é o mesmo. Sou mais realista e chamo de ração mesmo. shasuahsasuahsuas
      Experimente que vale a pena, reduz bastante a comilança. Me lembro que quando estava viajando pela estrada real e não tomava o shake, sempre tomava um café da manhã bem mais calórico do que agora que estou em um local fixo.
      Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  3. Obrigado foi ótimo para mim, que ganhei peso rapido com os antpsicoticos. Muito esclarecedor sobre a lentidão que sentimos. Vou tentar melhorar na alimentação e diminuir ou retirar os antpsicoticos. Fico feliz com sua ajuda.vou tentar comer mais fruta. Muita sorte saúde e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a sua participação e sua visita ao blog.
      Além de melhorar, use também a dica da ração matinal. Com ela sinto pouca fome, é um pouco ruim, mas com o tempo você vai se acostumar.
      E já que os remédios dão fome e às vezes nos exageramos na comida, então vamos exagerar de uma maneira saudável. E também tem muitos doces que não são tão calóricos, a gelatina é uma delas. E na internet tem receita de vários doces saudáveis, e pães e bolos também com ingredientes mais naturais.

      Excluir
  4. Pode criar um tópico sobre como lidar com a perda da libido causada pelos antipsicoticos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quais temas que você queria abordar sobre a perda da líbido?
      Posso sim,mas nãos sei se iria ficar bom, pois é algo bem particular mesmo, depende de vários fatores como a idade, a individualidade das pessoas. No meu caso em particular até que não ligava tanto assim, pois com o tempo os sintomas negativos vieram e também perdi o interesse de conhecer pessoas.
      Mas obrigado pela sugestão, e fique à vontade de postar mais sugestões, sempre costumo dizer que os comentários são tão importantes quanto a própria postagem.

      Excluir
  5. Júlio, é melhor você começar sua aventura pelo Uruguai depois do verão, não achas ?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando isso mesmo, a maioria das viagens que fiz a pé ou de bike foi no outono. Na época das férias tudo é muito caro também.
      Obrigado pela dica.

      Excluir
  6. Meu filho teve um aumento de peso enorme . E tambem acatisia . ele toma risperidona . muito triste . ainda nao me acostumei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como ele está agora? Também tomo risperidona e estou tentando emagrecer

      Excluir
  7. Tomei risperidona e quetiapina durante um tempo e tinha muita fome, mas dormia muito tarde, tipo ás 3hs da manhã e ia até as 18hs da noite, todos os dias. Fazia somente uma refeição por dia e vivia dopada, inchei um pouco mas não engordei muito, isso com a risperidona. Já com a quetiapina engordei 30 quilos em 2 anos. Mudei para a olanzapina e além de melhorar meus delírios e paranoias, quase não aumentei de peso, pelo o contrário estou pelo ao menos mantendo o mesmo. Estou estabilizada há mais de um ano e até voltei a trabalhar e sair sozinha na rua, coisa que não fazia há mais de 5 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fico surpresa de você não ter engordado com olanzapina. Ela foi horrível pra mim, engordei 5 kilos em um mês fora o inchaço. Atrasou meu ciclo menstrual e tudo.
      Agora troquei pra queatipina, dá fome mas comigo menos que olanzapina. E a dose pra mim tem que ser abaixo de 100, se não.. muita fome .

      Excluir
  8. Respostas
    1. Obrigado, procuro sempre compartilhar coisas positivas que acontecem comigo. Mas também acho que não engordo muito de ruindade mesmo, acho que a genética ajuda um pouquinho, pois gosto muito de doces.

      Excluir
  9. Mto legal seu depoimento! Eu ando meio desesperada com o meu ganho de apetite e, consequentemente de peso! Vou seguir suas dicas! Obga!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom amigo parabéns

    ResponderExcluir