domingo, 1 de julho de 2012

Filmes sobre transtornos mentais

 

                Uma lista com os melhores filmes sobre transtornos mentais

filmes sobre transtornos mentais
     Desde o momento em que assisti o longa "Mente brilhante" e me identifiquei com o personagem principal, passei a ver alguns filmes sobre transtornos mentais. Creio que, pelo fato de ter sido baseado em fatos reais, comecei a me entender melhor como pessoa. Acho uma boa ideia mostrar alguns filmes para pessoas que tiveram seu primeiro surto e que ainda estejam um pouco confusas. Logo abaixo tem uma lista de alguns que assisti e achei interessante. Só não vou indicar o link para download pois o FBI fechou o megaupload e outros sites que disponibilizavam arquivos para serem baixados. Mas, se procurarem no google e tiverem um pouco de paciência, irão achar a maioria deles. E existem também vários sites que disponibilizam filmes online, mas recomendo que usem um bom bloqueador de propagandas...
E também tem o youtube, que é uma boa fonte de filmes, apesar de alguns não estarem com boa qualidade visual.
Existem inúmeros filmes sobre transtornos mentais, quem quiser dar sugestões, fiquem à vontade nos comentários.


                                                        
Uma mente brilhante (2002)     
 
   John Nash é um matemático prolífico e de pensamento não convencional, que consegue sucesso em várias áreas da matemática e uma carreira acadêmica respeitável. Após resolver na década de 1950 um problema relacionado à teoria dos jogos, que lhe renderia, em 1994, o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel (não confundir com o Prémio Nobel), Nash se casa com Alicia. Após ser chamado a fazer um trabalho em criptografia para o Governo dos Estados Unidos, Nash passa a ser atormentado por delírios e alucinações. Diagnosticado como esquizofrênico, e após várias internações, ele precisará usar de toda a sua racionalidade para distinguir o real do imaginário e voltar a ter uma vida normal assim como seus amigos.



Meu nome é rádio (2003)
    Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece um jovem "lento", James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores da equipe fazem uma "brincadeira" de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, Jones o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a se chamá-lo de Radio. Mas ninguém sabia que, pelo menos em parte, a razão da preocupação de Jones é que tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.

                                                                   O Solista (2009)
    Drama baseado na história real do talentoso músico Nathaniel Ayers que desenvolveu esquizofrenia quando cursava o seu segundo ano na faculdade de "Artes Performáticas" em Nova York. Ayers no entanto acabou se tornando um sem- teto nas ruas de Los Angeles, onde toca violino.


                                                               Efeito Borboleta (2004)
    Evan Treborn (Ashton Kutcher) levava uma vida feliz com Kayleigh Miller (Amy Smart). Mas, em uma noite, ocorre um acidente que tira a vida de Kayleigh. Então, à noite depois de Kayleigh ser enterrada, Evan descobre ter a capacidade de viajar no tempo e impede a morte de sua amada. Mas logo descobre que não se pode brincar de Deus o tempo todo, pois a cada mudança que ele faz no passado, seu presente e futuro são drasticamente alterados. Então, para concertar tudo, decide voltar ao tempo em que ele tinha 7 anos (Logan Lerman) e não conhece Kayleigh (Sarah Widdows) e mantém o presente assim. Ao fim, oito anos depois, ele reencontra Kayleigh, mas decide seguir em frente.


                                                                     Mr. Jones (1993)
    Richard Gere, Lena Olin e Anne Bancroft estrelam esta emocionante história sobre um homem á beira da autodestruição que é salvo pelo amor. Gere é um show de interpretação como Mr. Jones, um maníaco depressivo que, durante suas crises emocionais, é divertido, criativo e envolvente. Chocando a platéia esnobe de uma orquestra subindo ao palco para reger uma sinfonia de Beethoven, ou impulsivamente tomando uma caixa de banco e uma fuga romântica, Mr. Jones é um homem irresistível para qualquer mulher, incluindo a Dra. Libbie Bowen (Olin), a preocupa terapeuta designada para seu caso


O MAQUINISTA (2005)
            The Machinist (também conhecido como El Maquinista; Br: O Operário, Pt: O Maquinista) é um longa psicológico, que estreou em 2004. O filme foi escrito por Scott Kosar, dirigido por Brad Anderson e estrelado por Christian Bale.
    É o retrato de um personagem, Reznik, perturbado pela culpa e por um passado que o assombra. Durante o filme ele procura saber o motivo pelo qual tem perdido tanto peso e porque não consegue dormir direito, para chegar em um final surpreendente.


                                                     Tempo de despertar (1990)
    Em 1969, em Nova Iorque, o médico neurologista Malcolm Sayer trabalha em um hospital psiquiátrico. Lá, encontram-se vários pacientes que, aparentemente, estão catatônicos. Sayer sente que eles estão só "adormecidos" e que, se forem medicados da maneira certa, poderão ser despertados. Pesquisando sobre o assunto, ele chega à conclusão de que os pacientes sofrem de encefalite letárgica, e que a droga L-DOPA, usada em pacientes com o mal de Parkinson, poderia ser o medicamento ideal para tratá-los. Sayer é autorizado pelo diretor do hospital a submeter apenas um paciente ao novo tratamento; ele escolhe Leonard Lowe, que estava "adormecido" há décadas. Gradualmente, Lowe se recupera, e Sayer passa a administrar o L-DOPA nos outros pacientes, que imediatamente apresentam sinais de melhora e mostram-se ansiosos em recuperar o tempo perdido. Mas, infelizmente, Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais. 

                                                            
                                                            Gente como a gente (1981)
    A morte prematura em um acidente de um dos filhos de uma família de classe média alta acaba afetando a todos, principalmente o irmão da vítima, que se considera responsável pelo ocorrido e está em tratamento psiquiátrico. No entanto a mãe faz questão de manter as aparências, para não dar a entender que a unidade familiar foi quebrada.


                                                                     Numb (2007)
    Um roteirista sofre de um agudo transtorno dissociativo, que pouco a pouco o faz perder contato com sua personalidade e ter sensações de irrealidade e estranheza. A rara desordem mental chamada despersonalização.
Quando ele se apaixona por uma mulher, ele decide passar por todo tipo de terapia existente para conseguir conquistá-la, e tentar um novo recomeço


K-PAX (2001)
    O personagem prot é um homem misterioso, que diz continuamente ter vindo do planeta K-PAX, distante 1000 anos-luz da Terra, na constelação de Lira. Por causa disso, ele é internado em um hospício, onde conhece o Dr. Mark Powell, um psiquiatra disposto a provar que prot na verdade sofre de um grave distúrbio de personalidade. Mas as descrições de prot sobre como é a vida em seu planeta acabam encantando os demais pacientes do hospício, fazendo com que queiram ir com ele quando lhes diz que está próximo o dia em que deverá retornar.


                                             Precisamos falar sobre o Kevin (2012)
    Eva (Tilda Swinton) mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida com um novo emprego e vive temorosa, evitando as pessoas. O motivo desta situação vem de seu passado, da época em que era casada com Franklin (John C. Reilly), com quem teve dois filhos: Kevin (Jasper Newell/Ezra Miller) e Lucy (Ursula Parker). Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer.
                                                                  

                                                              Reine sobre mim (2007)
    Adam Sandler, Don Cheadle, Jada Pinkett Smith e Liv Tyler estrelam nessa emocionante historia sobre Charlie Fineman(Sandler), que entrou em depressão logo após a morte de sua esposa e filhos. A vida de Charlie melhora muito depois de reencontrar por acaso um antigo amigo de faculdade, Alan Johnson(Cheadle), cuja vida está dividida entre o trabalho e a família. O reencontro dos amigos fortaleceu o antigo e esquecido vínculo de amizade e os dois passaram a viver melhor emocionalmente. Bill Zwecker, Da TV-CBS consagra Reine sobre Mim como um filme verdadeiramente brilhante.
 .


          CISNE NEGRO (2011)


    Nina Sayers (Natalie Portman) é bailarina de uma companhia novaiorquina de balé. Sua vida, como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica (Barbara Hershey), bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha. O diretor artístico da companhia, Thomas Leroy (Vincent Cassel), decide substituir a bailarina principal, Beth MacIntyre (Winona Ryder), na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily (Mila Kunis), que deixa Thomas impressionado.
O Lago dos Cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco com inocência e graça, quanto o Cisne Negro, que representa malícia e sensualidade. Lily se encaixa perfeitamente no papel do Cisne Negro, porém Nina é a própria personificação do Cisne Branco. As duas desenvolvem uma amizade conflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio, prejudicando seu equlíbrio psicológico. Em sua busca pelo seu lado obsceno, Nina acaba causando um conflito dentro de sua conturbada mente, e nessa obsessão em criar um cisne negro, ela pode acabar destruindo sua sanidade.



Filme Estamira (2006)
    Estamira Gomes de Souza(Estamira), conhecida por protagonizar documentário que leva o seu nome, foi uma senhora que sofria de esquizofrenia, e que vivia e trabalhava no aterro sanitário de Jardim Gramacho, na cidade do Rio de Janeiro. Tornou-se famosa pelo seu discurso filosófico, em que mistura extrema lucidez e loucura, e que abrangia temas como: a vida, Deus o trabalho e reflexões existenciais acerca de si mesma e do mundo em que vivemos.                     

                                                                 O alienista (1993)
    Simão Bacamarte é o protagonista, médico conceituado em Portugal e na Espanha, decide enveredar-se pelo campo da psiquiatria e inicia um estudo sobre a loucura e seus graus, classificando-os. Instalou-se em Itaguaí, onde fundou a Casa Verde, um hospício, e abastece-o de cobaias humanas para as suas pesquisas. Passa então a internar todas as pessoas da cidade que ele julgue loucas. Com o tempo, a população da Casa Verde passa a ser maior do que a da própria cidade, o que fez com que revesse o seu conceito do que é loucura e normalidade.


Dá para fazer (2008)
    Nello, um sindicalista afastado do sindicato por suas idéias avançadas, se vê dirigindo uma cooperativa de portadores de sofrimento mental, ex-pacientes dos manicômios fechados pela lei Basaglia. Acreditando firmemente na dignidade do trabalho, ele convence os sócios a substituir as esmolas assistencialistas por um trabalho de verdade, inventando, para cada um, uma atividade incrivelmente adaptada às respectivas capacidades, mas indo também de encontro às inevitáveis e humanas contradições.



   Um estranho no ninho (1976)
     Randle Patrick Mcmurphy, um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para portadores de transtornos mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira chefe Ratched, mas ele não tem ideia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica 'especializada".


Donnie Darko (2000)
    Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão.


Uma lição de amor (2001)
    Sam Dawson é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz sete anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda de uma advogada que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

                                                               Esquizofrenia (2004)
    Willian Keane(Damian Lewis) um homem atormentado por um sentimento de culpa: Ter tirado os olhos de sua filha por um breve momento. A busca diária por informações sobre o suposto desaparecimento em um terminal de ônibus em Nova York, não é o seu único conflito. A batalha contra a devastadora esquizofrenia transforma sua vida. Entre a dor e conflitos, como distinguir o real do imaginário?


                                                      Bicho de sete cabeças (2001)
    Seu Wilson(Othon Bastos) e seu filho Neto(Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com uma vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge o seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.



                                                      O lado bom da vida (2013)
    Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas do seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr.(Bradley Cooper), perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para morar com os pais. Decidido a reconstruir a sua vida, ele acredita ser possível passar por cima por todos os problemas do passado recente e até reconquistar sua ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany(Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuro



                                                                 Ilha do Medo (2010)
    1954. Teddy Daniel (Leonardo Dicaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutler Island Ashecliffe Hopital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.


                                                               Boa Sorte (2014)
 O adolescente João (João Pedro Zappa) tem uma série de problemas comportamentais: ele é ignorado pelos pais e se torna agressivo com os colegas de escola. Quando é diagnosticado com depressão, seus familiares decidem interná-lo em uma clínica psiquiátrica. No local, ele conhece Judite (Deborah Secco), paciente hiv soropositivo e dependente química, em fase terminal. Apesar do ambiente hostil, os dois se apaixonam e iniciam um romance. Mas Judite tem medo que sua morte abale a saúde de João.


Os doze macacos (1996)

    Um solitário viajante do tempo vindo do ano de 2035 deverá resolver um mistério para salvar seu povo... mas isso também poderá levá-lo à loucura. Bruce Willis, Madeleine Stowe, e Brad Pitt estreiam esta obra prima da ficção científica dirigida pelo aclamado Terry Gillian de "O pescador de ilusões". Após a população do mundo ser devastada por um terrível vírus, sobreviventes vivem em uma comunidade, no subsolo. Colo "Willis" é voluntário para viajar no tempo e obter uma amostra pura do vírus, para ajudar os cientistas a encontrarem uma cura. Em sua jornada ele cruzará o caminho de uma linda psiquiatra (Stowe) e de um incrível doente mental (Brad Pitt). Colo já iniciou sua procura pelo exército dos 12 macacos, um grupo radical ligado à este vírus mortal. Com interpretações inesquecíveis e incríveis efeitos especiais, os 12 Macacos é um clássico contemporâneo, onde Terry Gillan nos surpreende com um visual fantástico, característico de seus filmes.


Loucos de amor (2005)
    Donald Morton (Josh Hartnett) e Isabelle Sorenson (Radha Mitchell) sofrem da síndrome de asperger, uma espécie de autismo que provoca disfunções emocionais. Donald trabalha como motorista de táxi, adora os pássaros e tem uma incomum habilidade de lidar com números. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de uma forma normal. Entretanto, ao conhecer Isabelle em seu grupo de ajuda tudo muda em sua vida.


SYbil (2007)
   Nova York. Sybil Dorsett (Sally Field) é uma jovem mulher que desenvolveu várias personalidades, como mecanismo de defesa para os abusos que sofreu nas mãos da sua mãe, Hattie (Martine Bartlett). Assim Sybil criou personalidades bem distintas: a agressiva Peggy Lou, a potencialmente suicida Mary, o bebê Sybil Ann e muitas outras, totalizando mais de dez. Uma psicanalista, Cornelia Wilbur (Joanne Woodward), diagnostica a condição de Sybil e tenta ajudá-la, apesar de saber que está lidando com um caso único.



Não sou eu, eu juro (2008)
    Léon Doré (Antoine L'Cuyer) tem dez anos de idade, muitos problemas e uma imaginação extremamente fértil. Seus pais vivem brigando e seus irritantes vizinhos sempre passam o verão na praia. Há ainda Léa (Catherine Faucher), a dona da razão. No verão de 1968 a mãe de Léon pede o divórcio e decide começar uma nova vida na Grécia. Desolado, o menino faz de tudo para esquecer a dor: bagunça a casa dos vizinhos, mente a todo momento, ignora as aulas e se apaixona.
     -Obs: apesar do filme não abordar um transtorno mental em específico, o filme é interessante, pois a infância é uma fase determinante para o surgimento de algumas situações e complicações de ordem psicológica e mental.  



Borderline- Além dos limites (2009)
                                
           A história de Kiki é mostrada em diferentes fases de sua vida. Com a mãe internada, ela é criada pela avó, que não se preocupa com ela. Seu refúgio é a escola. Sua vida antes dos 30 está bem longe de ser um conto de fadas. Ela se envolve com diversos homens, um após o outro. Sexo e álcool são suas únicas saídas e sua rotina. Mas aos 30 anos, Kiki enfrenta o maior de todos os desafios: aprender a amar a si mesma. Adaptação dos romances Borderline e La Brèche, da canadense Marie-Sissi Labrèche.

Veronika decide morrer (2009)
        Veronika (Sarah Michelle Gellar) é uma jovem de 28 anos que tem uma vida perfeita: possui um bom apartamento em Nova York, é bonita e tem um ótimo emprego. Porém ela sente um vazio dentro de si mesma, sem conseguir entendê-lo. Sem conseguir entender o significado de sua vida, ela decide se suicidar tomando vários medicamentos. Duas semanas depois, Veronika desperta do coma e percebe que está em uma clínica para doentes mentais. Lá, ela é informada que sua tentativa de suicídio fez com que seu coração parasse, gerando ferimentos que jamais se recuperarão. Sem saber ao certo quanto tempo lhe resta, ela decide viver de uma forma inteiramente diferente do que vinha fazendo até então.



As faces de Helen (2009)

    Helen Leonard (Ashley Judd) é uma mulher bem-sucedida que tem um casamento feliz e um relacionamento harmonioso com sua filha. Porém, existe algo que ela tem um segredo: sua bipolaridade, que surge como um surto devastador, transformando sua maneira de enxergar a vida. Agora, sua família e seus amigos tem a missão de fazê-la perceber que a vida continua bela .
Fonte: Adoro cinema

Temple Grandin (2010)

    Diagnosticada como autista aos 4 anos de idade, Temple Grandin passou por momentos difíceis enquanto estava na escola, onde era chamada pelas outras crianças de gravador por repetir o que era dito sem parar. Depois de sair do colégio, ela possuía notas para frequentar diversas universidades e escreveu uma série de artigos sobre o comportamento animal. Temple é PhD em ciência animal.


Menos que nada (2012)

    Dante (Felipe Kannenberg)  está internado em um hospital psiquiátrico. Ele foi diagnosticado com esquizofrenia e não fala com ninguém ou recebe visitas. O sujeito desperta a atenção da dra. Paula (Branca Messina), uma jovem residente que decide tratar dele após acompanhar um de seus surtos no pátio do hospital. Procurando desvendar as relações sociais do paciente, a médica decide colher uma série de depoimentos de pessoas que conviviam com Dante antes do tratamento.


Duas Mentes (2012)
    A vida de uma profissional de sucesso, esposa e mãe mudará com a morte de sua mãe, não somente pela triste perda, mas também por que terá que dividir sua vida com a irmã mais nova que sofre de esquizofrenia.


O senhor do labirinto (2014)
    O longa revela a arte de Arthur Bispo do Rosário (Flávio Bauraqui), sergipano esquizofrênico que passou boa parte de sua vida internado na colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Suas criações, como mantos e bordados, são consideradas obras de arte e já representaram o Brasil em evento internacional realizado em Veneza, na Itália. Dentro de seu mundo místico e imaginário, onde acreditava ser Jesus, Bispo era restritivo quanto aos que poderiam adentrar em sua "terras", como aconteceu com o guarda Wanderley (Irandhir Santos), um de seus convidados de sempre.


Sentimentos que curam (2015)
     Boston, Estados Unidos. O fato de Cameron (Mark Ruffalo) ser bipolar não impediu que Maggie (Zoe Saldana) se envolvesse com ele. O casal teve duas filhas, mas os constantes colapsos nervosos de Cameron fizeram com que eles deixassem de morar juntos, por mais que mantivessem contato constante. Em 1978, devido às dificuldades financeiras, Maggie resolve fazer um curso de especialização em Nova York, com duração de 18 meses. A saída para que o plano dê certo é que Cameron deixe o hospital psiquiátrico em que vive para voltar a morar em casa, cuidando das garotas, com Maggie visitando o trio nos finais de semana. Trata-se de um grande desafio para Cameron, que precisa de vez assumir responsabilidades de pai e aprender a controlar o transtorno.



Hector e a procura pela felicidade (2015)
    Enquanto psiquiatra, a função de Hector é a ajudar os outros na superação de seus problemas e direcioná-los à felicidade. O que ninguém sabe é que ele próprio se debate com com enormes dúvidas existenciais. Por este motivo, decide abandonar a monotonia de sua vida aparentemente perfeita. Deixa Clara, a namorada, e o luxuoso apartamento onde vivem no centro de Londres , e embarca numa grande viagem pelo mundo, de forma a descobrir o verdadeiro significado de uma vida feliz. Durante esse percurso, Hector vai conhecer variadíssimos tipos de pessoas e outras tantas formas de estar na vida. Mas quando se vê em perigo quem compreende o real valor de sua existência e que as coisas que o prendem à sua vida são, na verdade tudo o que lhe faz falta para ser feliz...
 

Bedlam-Além da loucura (2015)
    George é um homem atormentado pelo seu passado, e por isso foi internado em um hospital psiquiátrico, onde encontrará novos e piores demônios. Se antes tentava apenas se recuperar, agora terá que lutar para sobreviver.


Nise- O coração da loucura (2016)
    Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.



Tocados pelo fogo (2016)
    Dois escritores maníaco-depressivos, Carla (Katie Holmes) e Marco (Luke Kirby) acabam do mesmo hospital psiquiátrico. Os poemas de ambos são regidos por seus conflitos emociais. Eles se aproximam e isso faz com que suas emoções tornem-se mais intensas, o que agrava a doença de cada um. Os médicos e familiares tentam separá-los, porém, cada vez mais o romance destrutivo deles se intensifica


A estrada interior (2017)
    Vincent é um adolescente que sofre de Síndrome de Tourette. Quando a mãe dele morre, os sintomas da doença pioram. O pai dele fica preocupado com sua própria imagem, por trabalhar no ramo da política, e interna o filho em uma clínica. No local, ele conhece o amigo Alex, vítima de transtorno obsessivo-compulsivo, e a nova namorada, Marie, vítima de anorexia. Juntos, os três fogem do lugar e fazem uma viagem ao mar, na intenção de espalhar as cinzas da mãe de Vincent.


O mínimo para viver (2017)
    Uma jovem (Lily Collins) está lidando com um problema que afeta muitos jovens no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico (Keanu Reeves) não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.


Toc Toc (2017)
    Adaptação para os cinemas da peça do mesmo nome, do dramaturgo Laurent Balfie. Dessa forma, surge uma comédia para fáceis risadas sobre um grupo de pacientes com transtorno obsessivo compulsivo (TOC) na sala de espera do psiquiatra. O filme conta com alguns clichês, mas compensa com a presença de Paco Léon (de "Kiki": Os segredos do desejo) e Rossy de Palma (Mulheres à beira de um ataque de nervos), que roubam a cena.


Por lugares incríveis


    Violet Markey (Elle Fanning) e Theodore Finch (Justice Smith) têm suas vidas transformadas para sempre quando se conhecem. Juntos, eles se apoiam para curar os estigmas emocionais e físicos que adquiriram no passado.


Palavras na parede do banheiro (2020)


    Adam é um estudante que sofre de esquizofrenia paranoica acompanhadas de alucinações, e por conta disso, resolve participar do teste de uma nova droga que promete esconder todos estes sintomas de seus colegas de sala.



Amor no espectro (2020)


    Amor no Espectro (Love on the Spectrum, no original) é uma série australiana, produzida pela ABC em 2019, mas disponibilizada na Netflix em 2020. São 5 episódios que mostram jovens do espectro autista em suas experiências (ou não experiências) nos relacionamentos amorosos, nos encontros e, principalmente, na busca e manutenção do tal do amor. 



Atypical (Desde 2017-2021)


    Sam ( Keir Gilchrist) é um jovem autista de 18 anos que está em busca de sua própria independência. Nesta jornada, repleta de desafios, mas que rende algumas risadas, ele e sua família aprendem a lidar com as dificuldades da vida e descobrem que o significado de "ser um pessoa normal" não é tão óbvio assim.


Loucuras de amor (2021)


    Depois de uma noite muito louca juntos, Adri descobre que a única maneira de voltar a encontrar Carla é se internando no centro psiquiátrico onde ela vive.


Medo da chuva (2021)

 
    Uma adolescente com esquizofrenia luta com alucinações vívidas e terríveis quando começa a suspeitar que seu vizinho tenha sequestrado uma criança. Seus pais tentam desesperadamente ajudá-la a viver uma vida normal, sem expor seus próprios trágicos segredos, e a única pessoa que acredita nela é Caleb - um garoto que ela nem tem certeza se existe.






85 comentários:

  1. Que legal, sou louca por filmes, e outro dia até estava querendo assistir algum desse tipo e não sabia quais, agora já tenho uma lista boa pra ver rsrs...brigadim pela boa dica!!! Tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem mais filmes sobre o tema, mas procurei colocar os que eu já tinha visto e os que são mais conhecidos. Depois, se achar mais, coloco na lista. Quem quiser dar sugestões de filmes, pode ficar a vontade.

      Excluir
    2. Verônica decide morrer, também é bem interessante!

      Excluir
    3. Não entenda como ofensa, mais acho você um esquizofrênico intelectual e isso é ótimo, apesar de tudo você tem o prazer de buscar conhecimento, então considero que mesmo sendo "escravo" dessa doença você tem a alma livre, pois sua mente não é fechada para abordar esse realidade, que muitos tem porém, são rotulados pelo preconceito da sociedade! parabéns pelo seu blog, e adorei a lista de filme,sou estudante de publicidade mas troquei meu curso pelo de psicologia pois sou fascinada pela mente humana.Abraços!

      Excluir
    4. De forma nenhuma Kenia entendo a esquizofrenia como ofensa. Não é nada legal ter esse transtorno, mas também não é o fim do mundo, 1% da população tem essa patologia, é muita gente que, se assumissem, poderia ajudar a diminuir o preconceito, mas, acho que por causa de perderem os seus empregos, não assumem, e não tiro a razão delas, pois o preconceito é muito grande. Verdade, o filme Veronika decide morrer também é ótimo, depois vou incluir aqui na lista. Obrigado por visitar o blog.

      Excluir
    5. tenho 2 irmaos com essa patologia...fique com Deus e com todos que saibam lhe respeitar..abraços. Ja conheço varios filmes e Uma Mente Brilhante é o espelho de um dos meus irmaos (chorei muito)

      Excluir
  2. Ótima lista!

    Tem um filme q se chama "esquizofrenia", q se passa em grande parte numa estação d metrô com um rapaz de hábitos bem peculiares procurando por um perseguidor (paranóia)... Bem interessante...

    Parabéns pelo blog, está show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, me lembro de ter assistido esse filme, vale a pena ver quem se interessa pelo assunto. Obrigado por visitar o blog.

      Excluir
  3. Tem o 'Precisamos falar sobre o Kevin', um filme que mostra a relação difícil de um menino psicopata e sua mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica, vou ver se acho aqui para baixar e ai coloco a sinopse dele.

      Excluir
  4. Olá. Surfando na internet te encontrei no you tube. Gostei muito da sua dica, o filme Mr Jones é mesmo muito bom. Dê uma olhada em "Garota Interrompida". Também trata de transtornos mentais e você vai gostar por que é com a Angelina Jolie. Tem também "Simples como Amar", que é sobre autismo (não sei se te interessa, mas é muito bom). Não perca a "Ilha do Medo", excelente. Já tinha visto uma mente brilhante e achado ótimo. Não tenho esquizofrenia mas sofro de ansiedade. Espero que tudo fique bem para você e que esta doença não te derrube. Força e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas dicas as suas. Eu já tinha visto garota interrompida, só que tinha esquecido, fala sobre o transtorno bordeline. O simples como amar eu ainda não vi, mas vou tentar achar, mesmo com o megaupload fechado. A ilha do medo eu assisti, mas também esqueci de postar. Amanhã vou completar a lista com suas dicas.
      Obrigado pelas dicas e por visitar o blog.
      Fique com Deus também.

      Excluir
  5. meu marido è esquizofrenico de nascimento,sò que foi diagnosticado ha um ano apòs anos de surtos, violencia, loucura mesmo. nao consigo expressar com palavras tudo que passei com ele e por ele atè hoje. ele è psicopata, obedece comando de voz, e sua esquizofrenia num nivel de violencia è gravissima. faz tratamento com 03 psiquiatras mas nunca permiti internaçao pq nao acho justo tirar um ser humano do vinculo com a familia, pois sua internaçao segundo os mèdicos nao mudaria em nada sua doença. è um grande sofrimento ver o pai dos teus filhos enlouquecendo dia a dia. por isso nunca devemos nos queixar de nossa vida se ainda temos nossa mente em ordem. beijos!

    ResponderExcluir
  6. loucura e assistir camisa de forca,valeu

    ResponderExcluir
  7. Cisne Negro, é uma boa pedida! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu esqueci, vou postar agora. Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  8. clube da Luta, é um ótimo filme, eu recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada aqui, para postar, valeu pela dica e por visitar o blog.

      Excluir
    2. Clube da luta também aborda esse assunto.

      Excluir
  9. show a lista tem alguns que ainda não assisti,vivo num circulo com mãe e marido bipolar ,sobrinho autista e muita gente com depressão então tudo relacionado a trastorno mentais me atrai,lamento pelo preconceito e "ignorancia" que vivemos !!! :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita ao blog. Hoje em dia está até difícil encontrar alguém que não tem nenhum ligamento com pessoas com algum tipo de transtorno mental. Também gosto muito desse tipo de filme, pois tudo o que fala sobre o comportamento humano me atrai, independente de ter esquizofrenia. Abraços

      Excluir
  10. Tenho um filho tb com transtorno, acho que é esquizofrenia maas nao temos um laudo fechado e minha maior dificuldade é lidar com ele, gostaria de algumas dicas. Ele teve duas crises leves ainda e hj toma a medicação mas abandonou a faculdade e se isola muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria muito de poder lhe ajudar, mas não sei como. Uma coisa sei que é certa: a melhor forma de tratar uma pessoa com problemas é tratá-las como se não tivesse problemas, ou seja, sem ficar com dó ou piedade, que, na minha opinião é um dos piores sentimentos que uma pessoa pode sentir pela gente. Você tem um bom diálogo com ele?

      Excluir
  11. ótimas as suas dicas.... interessante também ver :SI PUO FARE , GENTE COMO A GENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada aqui e depois acrescentarei. Obrigado.

      Excluir
    2. O filme si puo fare é ótimo, já coloquei aqui na relação. Muito obrigado.

      Excluir
  12. Muito legal a sua iniciativa... estamos com um caso na família, está recém diagnosticado... foi desencadeado nesse ano... e ficamos sabendo recentemente. Desde criança fomos criados próximos todos os primos juntos só q o tempo passou fomos fazer faculdade e perdemos o contato agora fiquei sabendo e estou muito triste... pq ela teve uma crise e falou muito sobre morte... foi um choque para todos nós da familia .. Queria poder ajudar, gostaria de saber o que posso fazer para mostrar que estamos aqui para ajudar ... nos reaproximar mas sem parecer que estamos com dó ou qualquer coisa do tipo... fico com medo de puxar alguma conversa e ser mal interpretada e estragar tudo! Também gostaria de saber se quando ela compartilha com a gente alguma coisa q foge da realidade como devemos reagir... tentar mudar de assunto ou tentar usar a própria fantasia para acalmar a pessoa... Sabe é tudo muito novo para nós, quero estar apta para fazer o melhor que eu puder.... estou pesquisando porém só acho informações mais técnicas e não o q devemos fazer, falar, demonstrar para ajudar alguém que amamos tanto superar essa fase aguda da doença!!! Desde já agradeço e parabéns pela determinação e força!! Fica Com DEUS!

    ResponderExcluir
  13. Ei você esqueceu "Bicho de sete cabeças"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é um bom filme também, vou colocar agora na lista. Obrigado pela participação.

      Excluir
  14. Adoro seu blog! Recomendo O Aviador, A Ilha Do Medo, KIKI. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas amiga Fada, vou dar uma olhada neles sim, a ilha do medo eu já assisti, é muito bom. Vou colocá-los na lista que começou com cerca de dez filmes, mas, graças a ajuda dos leitores já conta com quase vinte.

      Excluir
  15. queria muito achar um filme que vi a uns tempos, a unica cena que me lembro é que tem um homem em uma sala com pessoas vigiando ele do outro lado, tem apenas um telefone com ele, que começa a tocar, ele atende, ele tem uma aparência de um mangolão, quando ele atende o telefone os caras que estão vigiando ele perguntam se tem mais alguém com ele, ele diz que está sozinho, dai os caras falam um nome que eu n lembro qual, e dai ele começa a se tremer, e fica com uma aparência mais rude, fica com uma cara de maniaco e diz pode falar... não lembro mais nada....

    ResponderExcluir
  16. Que pena não lembrar do nome, acho que não cheguei a assistir não. Mas mesmo assim obrigado por participar do blog.

    ResponderExcluir
  17. A" ilha do medo " também aborda o assunto e um esquizofrênico altamente inteligente que em certo momentos não acha sentidos nas coisas que ele faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um bom filme, vou coloca-lo na lista também. Obrigado pela visita e pela dica também.

      Excluir
  18. Esqueceu de colocar o clássico garota interrompida pra quem não conhece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu já assisti e na lista não tem sobre nenhum filme sobre a síndrome borderline.
      Vou colocar.
      Obrigado.

      Excluir
  19. Tenho um filme para indicar, o nome é Amnésia(Mementos), o filme é muito bom, também fala sobre transtornos mentais.
    Parabéns pelo blog! Já compartilhei com meus amigos!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica. Vou assistir sim, e vou colocar na lista.
      Obrigado por divulgar o meu trabalho.

      Excluir
  20. Parabéns pelo seu blog, adorei. Sou Psicóloga e entendo bem esse doença e não é fácil, a ciência até hoje não sabe direito a causa, mas tem medicação para o controle da mesma. Mas você está de parabéns porque apesar da patologia você tem consciência dela e isso pode fazer diferença em sua qualidade de vida. Com certeza o apoio de sua família também é muito importante. Parabéns Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pela visita ao blog. Ter consciência da situação ajuda muito, apesar de não resolver. Às vezes penso que se "pirasse" de vez e ficasse totalmente fora da realidade não seria melhor. Mas continuo a luta, quem sabe ainda descubram a cura para essa patologia.

    ResponderExcluir
  22. Dicas: Borderline; Réquiem para um sonho; Amor; Instinto; Não se preocupe, estou bem; Melhor impossível; Ninfomaníaca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Priscila (adoro esse nome). Vou ver todos eles e colocar aqui na lista para enriquecê-la ainda mais. Costumo dizer que os comentários do blog são tão importantes quanto às postagens.
      Abraços

      Excluir
  23. Dei uma olhada aqui e o que passou foi esse aqui, fala sobre psicologia, mas não é o que você viu.
    Mas mesmo assim obrigado pela participação. Se achar o nome, post aqui, para enriquecer ainda mais as indicações de filmes. Obrigado
    http://www.adorocinema.com/series/serie-17129/

    ResponderExcluir
  24. Valeu, vou assistir hoje mesmo, de tarde, de manhã não dá vontade nem de assistir filme shaushasuahsuahsuahs
    E também vou incluir na postagem.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Ficou faltando sybil, é um ótimo filme q fala sobre a história real de uma menina com 16 personalidades!
    Amei o blog , parabéns !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ver se acho para assistir agora, já ia procura um filme para assistir online. Obrigado pela dica Tati, e vou colocar na postagem sim.

      Excluir
    2. juliocesar-555@hotmail.com
      Vi o filme ontem, muito bom e ajudou muito a entender um pouco sobre esse tipo de transtorno, se bem que cada caso é um caso.

      Excluir
  26. Boa noite!
    Parabéns pela lista de filmes, eu estava procurando algum filme esclarecedor que ajudasse no meu auto conhecimento. Tenho 37 anos e faz uns 20 anos mais ou menos que sou bipolar e tenho alguns surtos tipo esquizofrenia. Você é muito inteligente e ainda gosta de ajudar os outros. Parabéns mais uma vez!

    Abraço! Giovanna - Paraná

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Informação é sempre importante, ainda mais em se tratando de transtornos mentais. Os filmes podem ajudar sim, mas temos que ter cuidado, pois alguns podem não condizer com a realidade dos fatos. Os filmes tem que atrair e cativar o público, e alguns talvez possam ter distorcido um pouco a realidade, mas no geral é sempre bom ver algo a respeito. Tenho dois livros sobre bipolaridade, e que são ótimos, pois foram escritos por bipolares. Para baixar, basta clicar em CDE Central de Downloads do Esquizo. Obrigado pelas palavras e feliz ano novo para você.

      Excluir
  27. Olá! Preciso fazer um trabalho "Analise psicologica sobre o filme brasileiro Dom (Marcos Palmeira) e fazer o diagnostico", mas não consegui, só percebi que o personagem sofre um ciume doentio. Alguém pode ajudar, por favor!Silvana

    ResponderExcluir
  28. OI ESTOU PASSANDO POR MOMENTO DIFCIL, QUASE PERDI MINHA FILHA ELA TENTOU SE MATAR POR VARIAS VEZES NAO CONSEGUIA SEPAR O Q ERA REAL OU ILUSAO, MEU NOIVO Q SEMPRE ESTEVE AO MEU LADO Q TEM CONHECIMENTO NA PSICOLOGIA AGORA ESTA ISOLADO NAO ATENDE AOS TELEFONEMAS DE NINGUEM EXCETO A MAE E A IRMA, FIQUEI A TARDE INTEIRA ESPERANDO ELE CHEGAR EM SUA PORTA QUANDO DESCOBRI Q ELE ESTAVA EM CASA E NAO ME RECEBEU,NAO SEI O QUE FAZER COMO LHE DAR COM A SITUAçAO GOSTARIA DE AJUDAR AS NAO SEI COMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Não sou muito a favor de internações, só em último caso mesmo, quando a pessoa representa algum perigo para outras pessoas e para si própria, o que parece ser o caso. Mas antes procure se informara sobre o tratamento que é dado no local onde será internada. Mas antes procure se informar se na sua cidade tem algum caps, talvez o atendimento seja mais humanizado.
      Espero ter ajudado e depois volte informando como ela está.
      Obrigado pela confiança, mas infelizmente o melhor a se fazer é levá-la para o caps ou um outro local adequado para atender sua filha.

      Excluir
  29. O Amigo Oculto Com Robert de Niro.Maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, vou assistir amanhã e como tem a participação do Robert de Niro certamente deve ser um bom filme e vou colocar nesta lista.
      50% do blog é a participação dos leitores nos comentários.
      Abraços

      Excluir
  30. Um filme muito bom também é Donnie Darko

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, creio que já vi esse filme, mas não me lembro muito bem da história,mas vou dar uma olhada novamente para colocar aqui na lista, que cresceu bastante graças à ajuda dos leitores.
      Obrigado pela dica.

      Excluir
  31. Shine- filme muito bom!
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica e pela participação, não sei se já assisti, mas vou dar uma olhada sim e colocar aqui na lista.

      Excluir
  32. é cara esses filmes são bons

    o meus preferidos são :

    Perfect Blue - 1997


    A Garota Ideal - 2007

    Loucos de amor - 2005

    ResponderExcluir
  33. Loucos de amor é um filme muito bom mesmo, com bons atores e uma história que prende a gente do começo ao fim. Vou dar uma olhada nos outros dois que ainda não vi, para incrementar a lista. Obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Olá.
    Eu gostaria de lembrar de um filme.. conta história de um casal que o marido busca a cura da esposa que tem alterações de humor , comportamento agressivo, se nao me engano o marido é psiquiatra e no final leva a esposa para um lugar isolado , lembro que tinha uma casa no mato e tinha uma cena em que a esposa prende ele pelos pés com uma especie correntes, outra cena i marido foge pelo mato e entra em um buraco que tinha um corvo la dentro.
    Se alguém souber o nome deste filme... me ajudaria obrigado

    ResponderExcluir
  35. O filme "K-PAX" não é um filme sobre esquizofrenia (embora assim seja considerado), é sim uma excelente história ficcionada a partir de um caso real do que em Ufologia se costuma considerar um "walk-in" (um "visitante das estrelas" assumindo a forma humana). Posso afirmar isto pq conheço vários casos assim, acredite-se ou não. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi o filme há muito tempo, mas lembro-me somente que ele tinha esses tipo de pensamentos. Não percebi se ele tinha mania de perseguição, que é um sintoma clássico da esquizofrenia. Mas, tendo ou não esquizofrenia, é um bom filme para se refletir sobre o assunto.
      Obrigado pela participação.

      Excluir
  36. Belo seu blog....Sou arte-educador, já trabalhei em um CAPS e em um Hospital nPisiquiatrico.....BIRD do Alan Park,,,otimo filme...abrçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação e pela dica de filme, vou assistir e colocar aqui na postagem, para ficar ainda mais rica. Acho que a lista começou com uns 12 filmes, e com a ajuda dos leitores já está com mais de 30.
      Abraço

      Excluir
  37. Eu assisti um filme que era sobre um Esquizofrênico que ao ser internado ele fica no quarto com um cara q tinha TOC de limpeza... E se apaixona por uma garota com bulimia. Eu n lembro o nome do filme, se alguém souber q filme é esse passa o nome por favor.... Os 3 roubam o carro da dona da clínica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Publiquei seu comentário, não cheguei a ver esse filme, tomara que apareça por aqui alguém que tenha visto.
      Obrigado pela participação e pela sugestão.

      Excluir
  38. Tem um filme que quero muito encontrar. Ele conta umas 4 historias diferentes, uma é sobre uma mae bipolar, outro sobre um comediante depressivo e outro sobre uma moça esquizo. Me ajudem a encontrar, por favor.

    ResponderExcluir
  39. janela secreta,..amigo oculto..os outros....uma mente brilhante...todos bons..

    ResponderExcluir
  40. TEM UM NOVO NA NETFLIX O NOME DO FILME É O AVISO. GOSTEI DAS SUAS SUGESTÕES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação e pela dica, vou assistir sim e postar aqui no blog.
      Boa parte dos filmes foram sugestões dos leitores.

      Excluir
  41. Gênio indomável é muito bom. Recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Esse ainda não li, coloquei aqui na lista para baixar e ver depois.
      Obrigado pela dica.

      Excluir
  42. A troca também e intrigante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti esse filme. É muito bom sim. Mas pelo que deu para entender foi um filme baseado em fatos reais. A atriz principal ficou um pouco atordoada com o acontecido, mas creio que não se tratou de nenhum tipo de transtorno mental. Ela chegou a ser internada por causa dos métodos da polícia naquele lugar, era uma forma de silenciar as pessoas.

      Excluir
  43. Boa noite, descobri seu blog a pouco tempo e venho acompanhando algumas coisas desde o ano passado, descobri em 2013 que possuo essa doença também, é muito bom saber que tem gente com os mesmos problemas, lógico, que não que possuam a doença, mas saber que não estamos sozinhos! Gostei muito do blog parabéns, acompanho sempre que posso! Vou tentar assistir alguns desses filmes que você sugeriu, dos filmes acima só assisti dois, que foram, Uma mente brilhante e O Lado bom da vida, tem outro que eu assisti também que é Forrest Gump, não sei se você já assistiu ou se alguém já comentou aqui, pois não li todos os comentários, mas se não, deixo a dica!
    Um boa viagem com sua bike, que Deus lhe guie e lhe abrigue!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  44. Amei a lista. ...vários eu nao conheco ....muito obrigado, julio!

    ResponderExcluir