quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Divagações esquizofrênicas 16

                                        Paranoias diárias do dia a dia....

    Após a última postagem abordando um assunto sério e polêmico, desta vez posto mais uma publicação da série "Divagações esquizofrênicas", que, resumindo, é uma conversa fiada sobre amenidades e até temas um pouco mais sérios, mas sempre usando uma forma mais leve e até bem humorada. De complicado já basta o transtorno...
     As minhas paranoias, principalmente a "mania de perseguição que me persegue", me acompanham por onde eu for. Não adianta mudar de bairro, cidade, país, etc... Alguns dias elas estão mais presentes, outras nem tanto. Mas elas sempre estão dando o ar de sua graça. É a "everyday paranoia".
       Elas também me acompanham no mundo virtual, é claro. Usar internet banking nem pensar, apesar de saber que nenhum hacker irá perder seu tempo para roubar alguns míseros reais que deixo na minha conta....
    Esses dias cliquei em um link suspeito e isso já foi o suficiente para ter a absoluta certeza de que fui e estou sendo hackeado, principalmente a minha conta de email e o facebook. Já fiz até backup das postagens aqui do blog. Vai que tenho inimigos e não esteja sabendo? 
    Fiquei tão paranoico com esse link suspeito que até enviei um email para "mim" mesmo...(está correta a frase "enviei um email para mim mesmo?". Os universitários por favor me respondam aí nos comentários, pois o word não é perfeito e a língua portuguesa é complicada mesmo. 
verificação de email... 
    Mas não é brincadeira não. Enviei um email para mim, pois tenho várias contas. Usei o da yahoo para mandar para a minha conta da microsoft, que é a que uso mais. Fiz este procedimento para verificar se algum hacker está interceptando alguma mensagem importante. Estou recebendo emails, mas fico pensando se esse tal hacker estaria bloqueando apenas os emails importantes e deixando passar só os que não interessam, os spams, as propagandas, o phishing, etc...
    Será que sou a única pessoa do planeta a fazer isso? Se alguém também já chegou nessa situação crítica de paranoia extrema por favor comente, por uma questão de solidariedade mesmo, para não me sentir tão maluco assim... E também, se for possível, me envie emails, pois essa auto verificação também não foi o suficiente para acabar com as minhas suspeitas de hackeagem. 
    Mas o engraçado é que atualmente não uso mais antivírus no meu notebook. Depois que aprendi a instalar um sistema operacional qualquer nunca mais instalei esse tipo de programa, que geralmente deixa a máquina um pouco mais lenta. Formatar um pc não é um bicho de sete cabeças. Agora qualquer probleminha que acontecer é só instalar tudo de novo. Tempo até que não me falta ultimamente. 
    Mas, falando sério, o melhor e principal antivírus é o próprio usuário, ou seja, nada de ficar clicando em links suspeitos, notícias falsas (o Sílvio Santos morreu umas 400 vezes no facebook...).
     Também não existem milagres, não irá cair uma bolada do céu ou um iphone se você clicar em um link avisando que você é o milésimo visitante de um site qualquer. E tem aqueles sites de "entretenimento", que alguns visitam para se aliviar, que podem ter vírus também. Digo pode ter por que nunca cheguei a ver esse tipo de site não...
dinheiro não cai da internet...

       Também uso a terapia do foda-se. Foda-se se alguém está me espionando, me hackeando. Ser pobre tem o seu lado positivo também, pois hackear deve dar muito trabalho e alguns reais não valem a pena o serviço todo. Só empresas e milionários é que devem se preocupar em instalar um antivírus, e se possível dos melhores, que são os pagos. E os meus dados e arquivos também não me preocupam, afinal quem irá se preocupar em ver os meus nudes? Brincadeira, não guardo nudes no meu note. 
    Mas os meus dados estão salvos nas nuvens, uso duas contas gratuitas no mega, sendo que dá para armazenar 50GB em cada uma. Mas a conta gratuita só dá para baixar acho que 1GB a cada 5 horas, mas é melhor do que nada. Basta se cadastrar no site e pronto: você terá espaço suficiente para salvar suas fotos, pois qualquer HD, por melhor que seja, está sujeito a ter problemas...
   Esse é o meu blog: dicas de saúde física, mental, viagens, dicas de informática, manias, loucuras e por aí vai. Abaixo o link para quem quiser usar a conta no mega, pois se digitar "Mega" no google só irão aparecer assuntos relacionados à mega sena:
   A única coisa que faço pare me precaver da hackeagem alheia é tampar a webcam com uma fita isolante. Dizem que é possível espionar uma pessoa através da webcam sem que o led(a luzinha) esteja acesa). Acho difícil, mas se até o dono do facebook faz isso...
   Mas não devemos nos preocupar tanto se somos simples seres mortais, essas preocupações só as celebridades mesmo devem ter, nenhum hacker normal (tem hacker normal?) irá se preocupar com a vida e o cotidiano de nós pobres mortais. A não ser que ele seja seu inimigo.... 
                                                
                                                                         Andanças...
     Janeiro do ano que vem irá completar três anos sem andanças. Três anos entediantes. No início até que curti o cotidiano: assistir filminhos no home theather da LG que comprei quando estava morando na barraca e assim sobrando um dinheiro ao não ter que pagar o aluguel. Também curti ficar o dia inteiro praticamente na net, com o notebook também comprado com o dinheiro que seria do aluguel. Até tomar banho também foi uma curtição nos primeiros dias. Dá saudade sim esses pequenos prazeres e confortos de se ter um local fixo para morar. Mas, no meu caso, o tédio toma conta em questão de meses e, se não fosse o meu hálux rígidus já estaria na estrada real há muito tempo.
    Como tive uma boa melhora usando um tênis supermacio com o solado de EVA estou planejando voltar à estrada real no início do ano que vem, depois da temporada das chuvas.
    É na estrada real onde meus sonhos se tornam reais: um mundo sem violência, sem maldades, com a liberdade de andar por aí sem medo de ser assaltado. Confesso que um dia quase entrei em êxtase quando estava no alto de uma serra e só conseguia ouvir o bater das asas de um pássaro que estava sobrevoando o território...
    Os perrengues na caminhada existem, é claro. Chuva, sol forte na cabeça, se perder no meio de uma trilha... Mas a sensação e o prazer de liberdade superam e muito esses percalços do caminho.
    E a situação é a mesma do início das minhas andanças, em 2013, quando fiz o "O caminho do Padre Anchieta" pelo litoral do Espírito Santo: vizinhos que não respeitam muito o sono alheio. Dormem durante o dia e de noite ficam um pouco "agitados" e "alegrinhos"... E também não são muito adeptos do fone de ouvido. A mesma situação de quando morava em Ipatinga. Estou cansado de me mudar de um bairro para outro a fim de achar um local onde prevaleça o respeito ao próximo. Gosto demais de ouvir um som pesado, o piano do Yanni e sua banda, e outros sons mais. Dá vontade de aumentar um pouco, mas me coloco no lugar do vizinho e sei que ele não tem o mesmo gosto musical do que o meu e não quero obrigar ninguém a ter. Mas talvez seja o meu destino mesmo não ter um local fixo para morar... 
o caminho do Padre Anchieta foi fácil, apenas 100km de praias maravilhosas.
dormir na praia deserta e ter só a companhia do siri foi e melhor coisa do primeiro caminho que fiz...


    Como disse, ano que vem, depois da chuva voltarei à estrada real. Desta vez o desafio será bem maior: serão 910km! Isso mesmo, irei fazer o Caminho novo e o Caminho dos Diamantes de uma vez só, um atrás do outro. Obviamente irei descansar alguns dias, mas não terá pausas grandes...
   Quanto tempo irá demorar, não sei. Não irei fazer nenhum roteiro, como fiz no caminho velho. Pretendo curtir mais um pouco as cachoeiras e paisagens do caminho. E a solitude também, é claro. Me lembro que senti um vazio enorme quando cheguei à Paraty no último dia de viagem da estrada real. Descobri que o grande barato da caminhada não é a chegada ao destino final e sim a própria caminhada. A pressa nesse caso é inimiga do prazer....  Essas caminhadas não são um desafio, como fazer uma escalada ao topo do monte Everest.
    O que me deixa um pouco receoso é a variação do meu humor, que prefiro chamar de estado de ânimo. Tem dias que não estou nada animado, nem saio de casa para almoçar, prefiro buscar qualquer besteira no supermercado mesmo. Esses dias que fico meio desanimado me fazem pensar se tenho alguma doença. Já fiz vários exames de aids, eletrocardiogramas, hemogramas. Se pudesse faria até um tal de "petscan", que é um exame caríssimo que serve para detectar qualquer tipo de câncer, mesmo em estágio inicial.
     Uma vez, quando morava em Ipatinga, cheguei para a psiquiatra e pedi  um exame do coração, pois cismei que tinha uma doença chamada coração grande. Desde pequeno sou cismado que tenho algum problema do coração. E depois dos surtos tive algumas situações em que do nada meu coração disparava. Essa psiquiatra foi a que mais me ajudou, pois ela me atendia muito bem, não tinha aquela pressa e conversava comigo normalmente. Ela, ao ouvir a minha queixa, apenas pegou a caneta e fez a solicitação do exame. Ela não disse: "Ah, você não tem nada, isso é coisa de sua cabeça"...    Ela sabia que isso não iria me ajudar. Apenas fez o pedido e deixou que eu mesmo descobrisse que o problema no coração era apenas mais uma cisma de minha cabeça cheia de neuroses.


O monte Everest
   Cada um com sua loucura e mania. Não acho andar por aí na estrada real uma loucura. Se fazer andanças fosse uma loucura, então na Espanha deveria ser um ou vários hospícios do tamanho do Maracanã, pois todos os anos milhares de pessoas fazem o místico e religioso Caminho de Santiago.  O meu caminho de santiago é a estrada real, o caminho está dentro de nossas mentes e de nossas almas. 
    Mas falando em monte Everest isso sim acho uma piração, mas que respeito. Cada um com sua piração, sempre respeitando a piração alheia. Mas que é tensa essa escalada, isto é. Talvez o perigo e o imprevisto é que motivam essas pessoas a fazerem isso. 
Assisti esta semana um filme baseado em fatos reais sobre o monte Everest, para tentar entender melhor essa piração. E reparei que boa parte desses "malucos" são pessoas em torno dos 40 anos. Imaginava que eram no máximo pessoas com trinta anos, devido a dificuldade de se fazer a escalada. Mas sempre chega uma fase em nossas vidas em que começamos a refletir certos valores. E algumas pessoas precisam do isolamento para fazer tal reflexão. 
   O filme não é intenso, com final feliz, onde todos se salvam. Como disse, ele é baseado em fatos reais e os roteiristas do filme acredito não quiseram mudar muito para tornar o filme mais interessante e prender tanto a atenção do telespectador. Muitas pessoas pensam que o filme que é baseado em fatos reais seja uma cópia fiel do que é retratado. Não é bem assim, é alterada uma ou outra cena para tornar o filme um filme. Já no caso do filme Everest acredito ter sido bem fiel a realidade. Até mesmo o filme  ícone da esquizofrenia, Mente brilhante não é um retrato fidedigno da vida do matemático John Nash.
                                                              Sinopse do filme

    Tempestade de neve, frio, gelo, desespero, dramas familiares, mortes, tragédias. Poderia ser mais um filme de desastre, recheado de efeitos especiais, cenas de ação e um norte-americano salvando o mundo no fim do dia, mas "Everest", conta uma história real.
    O filme narra os acontecimentos dos dias 10 e 11 de maio de 1996, quando dois grupos de alpinistas fizeram uma excursão ao topo do Monte Everest.
    Naquela tarde, uma forte nevasca fez com que oito pessoas, entre guias, auxiliares e esportistas de maior ou menor experiência, morressem na tentativa de alcançar o topo da montanha, que fica na Cordilheira do Himalaia. 
    
Aventura mortal
   Encarado como um dos desafios mais perigosos do mundo, a escalada ao topo do Monte Everest é realizada apenas em algumas semanas durante o ano, na chamada "temporada de escalada". Mesmo assim, os que se propõem a subir devem respeitar regras rígidas, como a de não demorar a voltar, mesmo que isso signifique não conseguir atingir o topo.
    A tragédia de 1996 é justificada por especialistas como o resultado de um conjunto de erros que teria causado um grande atraso para que os alpinistas daquele dia chegassem ao topo. Surpreendidos por uma nevasca já durante a descida, a maior parte deles ficou presa em meia a ventos de 130km/h e uma temperatura de -51C°. A maioria morreu congelada.
    As vítimas eram de duas expedições comerciais, formadas cada uma por um líder, dois guias e oito clientes. O duelo profissional e pessoal entre os dois líderes, Rob Hall, da Adventure Consultantes, e Scott Fischer, da Mountain Madness, é apontado como uma das causas da tragédia, já que nenhum deles teria interesse em desistir e cancelar a subida. Ambos morreram. 
    A equipe de Hall foi mais afetada, Nela estava o carteiro Doug Hansen, o último a chegar ao topo, que queria provar que um homem comum conseguiria completar a tarefa, mas depois teve que ser resgatado primeiro por Hall e depois pelo guia Andy Harris. Nenhum deles sobreviveu. 
   O filme ainda mostra o resgaste do Beck Weathers, que chegou a ser dado como morto e reviveu em meio ao gelo, ao contrário da japonesa Yasuko Namba, que, apesar de uma alpinista tão experiente quanto ele, não resistiu.
Fonte: Uol
https://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2015/09/25/evereste-e-historia-real-baseada-em-erros-polemica-e-tragedia.htm
Link para download do filme
Obs: é preciso ter um programa próprio para baixar o arquivo torrent
https://www.seriesfilmestorrent.com/evereste-dublado-torrent/
  

3 comentários:

  1. Muita sorte, saúde e sucesso ao pegar o caminho da estrada real. A natureza faz bem. Só não se esqueça de postar suas aventuras aos seus seguidores. Se pudesse faria isso também. Mas tenho um filho de 4 anos que precisa de mim.sem falar este ano foi difícil demais pra mim. Está sendo. Amigo Júlio Cesar vc é uma excelente pessoa. Toda paz e tranquilidade. Só te conheço pelo blog. Mas dá pra vê que vc é muito educado atencioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado
      É que prometi que faria os quatro caminhos. Não iria me perdoar nunca se cumprisse essa promessa. E também não é tanto sacrifício assim, pois gosto dessas caminhadas, apesar dos perrengues. Sempre posto o diário das viagens, no lado direito tem o diários das quatro viagens que já fiz, é só clicar na imagem e aí será direcionada para o diário dessas viagens.
      Obrigado

      Excluir
  2. Eu tb faço isso... sobre o email (rsrs), de tempo em tempo cancelo todas as contas de email e crio outras, tb com chip do celular o maximo q consigo ficar são 5/6 meses e troco geralmente por outra operadora diferente do q estava no momento ! para o bem da minha sanidade é extremamente necessario :-)

    ResponderExcluir