quarta-feira, 12 de abril de 2017

Paranoias diárias do dia a dia -1

   

    Estava fazendo o meu roteiro diário para almoçar no restaurante popular de Belo Horizonte, quando, ao passar próximo à uma "boca de fumo" ouvi alguém gritar:
    - "Tá normal, tá!".
    Esse é um aviso de que está tudo bem, de que não há presença de policiais ou homens da lei à paisana no local. Sempre passo por este lugar, não tem como fugir, a não ser que eu ande mais uns 500 metros, ao fazer o desvio passando pela rodoviária. Já são 1.1km para ir mais 1.1km para voltar, e com as condições em que está o meu "hálux rigidus" (=dedão do pé detonado) parece que andei mais de 50km pela estrada real. Sem chances...
    Sempre fico meio tenso nesse local, apesar de ser um pacato cidadão que procura estar sempre de acordo com a lei. Fico imaginando que os pequenos traficantes estejam com a certeza de que eu seja um policial à paisana e que assim que dobrar a esquina, irei dar o aviso pelo rádio para dar uma geral na galera.  Mas o contrário também acontece, quando os policiais estão fazendo uma busca no local, tenho a certeza quase absoluta de que os homens da lei estão pensando que eu esteja no local para pegar alguma droga. Ai faço questão de passar perto deles, para mostrar que não tenho nada a ver com a movimentação daquele local, só faltando pegar a minha identidade e mostrar para eles. Bem que poderia ser uma piada, mas infelizmente já perdi a conta de quantas vezes me deu vontade de mostrar a minha identidade para os policias, e dizer:
    - Trabalhei 17 anos como operador de som!...
    Mas dessa vez que o vigia da boca de fumo gritou "Tá normal, tá", fiquei um pouco preocupado. Geralmente eles dizem somente o "Tá normal". Notei que dessa vez o rapaz falou o 'Tá normal, Tá", frisando bem  o "tá" no finalzinho da frase. Não é paranoia minha não, deu para ouvir claramente.
Ai pensei: Seria um novo código secreto criado pelos meliantes, tipo para dizer que está "mais ou menos" normal? Que tem elemento suspeito na área?
    Confesso que já deu vontade de parar naquele lugar e dizer para os caras que não sou da polícia e que também não sou "caguete", pois de problemas a minha vida já está cheia e que não quero mais confusão para o meu lado. Mas só fiquei na vontade, não tenho  nenhuma noção de qual será a reação do pessoal daquele lugar.
    Não tem como sair desse tipo de pensamento. É a mania de perseguição que me persegue... Quando frequentei uma igreja, pensava que todos os outros membros estavam  afirmando que eu era dado às coisas do tinhoso. Se por acaso for no mineirão, para assistir o clássico do futebol mineiro "atlético x Cruzeiro", e ficar na torcida atleticana, tenho certeza de que ficarei cismado de que os atleticanos estarão pensando que eu sou cruzeirense, e o contrário também acredito que irá acontecer, mas não torço para nenhum time daqui de Minas, apesar de ter nascido na minha querida Beuzonte.
    Acredito que a maioria já deve saber que torço para o time mais querido do Brasil, que tem a maior torcida, o melhor time, o ônibus mais bonito, as cores mais bonitas. Mas não irei revelar o nome dese time para não haver discórdias aqui no blog... Brincadeira, não sou mais fanático só sou um, ops, já ia falar o nome do time, mas hoje sou um saudável torcedor do time mais querido do Brasil.
   -"Ah, mas se você tomar o remedinho tudo vai melhorar e esses pensamentos irão passar"... Já me disseram e ainda me dizem isso por ai. Mas o que eles nãos sabem é que não foi por falta de tentativa que parei com os antipsicóticos. Os pensamentos e delírios de perseguição podem passar, mas junto também passam a vontade de acordar, de levantar da cama, de tomar banho, de andar, enfim, de viver como qualquer cidadão normal. Este é um caminho que decidi trilhar, entre a loucura e  a razão, mas sempre do lado do bem e com a consciência tranquila, acima de tudo (só devo aos bancos mesmo, mas isso não faz pesar a minha consciência, não me lembro de ter atrasado um mês de aluguel nesses últimos 12 anos de minha vida de aposentado).
    Esse é o caminho que resolvi seguir, e não quero dizer que é o melhor, pode ser para mim, mas não para todos. Vou seguindo nos trilhos da vida, às vezes saio dele, mas confesso que a cada dia que passa me sinto uma pessoa normal, ao constatar que o jornal mais vendido é o que mais violência mostra, que o que dá audiência na tv é a desgraça alheia e os bbbs que vez ou outra tem seus integrantes envolvidos em caso de polícia...
 Não aconselho a ninguém que pare de tomar suas medicações, mas também posso sugerir que conversem com seus respectivos médicos caso não estejam sentindo bem com os medicamentos que estejam tomando. A minha loucura pode fazer mal, às vezes, mas somente para a minha pessoa. A partir do momento que eu esteja sentindo que eu esteja prejudicando alguém, serei o primeiro a procurar algum tipo de ajuda, mesmo que essa ajuda seja os detonadores antipsicóticos, que tiram a minha vontade de viver e de me emocionar.
 
 

12 comentários:

  1. O que você acha do remédio risperidona? Tomo esse remédio há 2 anos e me sinto muito bem. 0 vozes, mania de perseguição quase que inexistente, e uma vida quase normal. Já tentou tomar ele por mais de 1 mês? No primeiro mês ele te deixa dopado, mas isso acontece com todos os antipsicoticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomei por alguns dias e, devido a fome que ele me dá, cheguei à conclusão de que não tem como arcar com o prejuízo financeiro que esse medicamento iria me dar. E também tem o fato de morar sozinho e ter que me virar, sendo difícil ficar muito dopado e realizar as tarefas do dia a dia.

      Excluir
  2. Falta de vontade de tomar banho, de sair da cama, trocar de roupa, sair, interagir. É triste. Tomo medicação e estou assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado mesmo, no meu caso, quase que impossível, pois, como já relatei, moro sozinho e tenho que resolver os meus problemas. Mas tente conversar com o seu psiquiatra, talvez ele seja uma exceção e entenda a situação e talvez tente encontrar um medicamentou ou uma dosagem que te deixe um pouco melhor fisicamente.

      Excluir
  3. Eu tomo citalopram e mesmo assim sinto um desânimo muito grande, uma vontade de só ficar na cama, sem amigos e vendo a vida passar diante dos meus olhos. O pior de tudo é que nem sou aposentado, dependo de familiares para me tornar um morador de rua. Você acha que eu posso tentar a aposentadoria? Eu tenho sorte de ter pessoas que me amam, mas não quero explorar essas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Esse não cheguei a tomar, mas a sonolência acredito que seja uma reação adversa presente em 90% dos antipsicóticos, claro que tudo depende da dosagem também.
      Em relação à aposentadoria, se você tem a carteira assinada há pelo menos um ano atrás deve tentar sim, caso não tenha condições de trabalhar. Caso nunca tenha assinado a carteira de trabalho, sugiro que procure uma assistente social ou advogado para lhe orientar sobre um benefício chamado Loas. Mas o inss está endurecendo muito essa questão da aposentadoria. Acredito que mais dia menos dia irão me chamar e cortar o meu benefício e ai o jeito vai ser voltar para as ruas.
      Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  4. Oi, meu nome Gabriela e tenho 20 anos, achei seu blog hoje por acaso, tenho mania de perseguição, como se tivessem me olhando, observando e coletando informações sobre mim, para alguém que eu não sei quem é, costumo desconfiar mt das pessoas(tem acontecido mais ultimamente), chego a desconfiar da minha mãe as vezes, o que eu fico muito triste qd acontece, pois ela é minha mãe e sempre esteve comigo. Recentemente resolvi procurar um psicologo, vou amanhã marcar consulta, mas n tenho tanta certeza se ele conseguira me ajudar com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você parece ser uma pessoa madura, apesar da idade, O primeiro passo você já deu, que é reconhecer que precisa de ajuda e que também a consciência de que a causa desse tipo de pensamento não são as pessoas.
      Tente explicar da melhor maneira possível para o psicólogo, mas recomendo cautela quanto ao uso de medicamentos. Hoje em dia essas questões estão muito banalizadas e estão receitando medicamentos com muita facilidade.

      Excluir
  5. Eu descobri a cura com os Códigos Sagrados AGESTA

    ESQUIZOFRENIA, CÓDIGO SAGRADO: 2913

    Mentalize este número o máximo que puder, o ideal é que seja feito 45 vezes para obter o máximo efeito, se quiser pode também falar em voz alta para que se materialize, ai vai de cada um... Para potencializar seu poder fazer o exercício por nove dias.

    Incrível realmente funciona...!!! No meu caso posso dizer que funcionou na hora quase que instantaneamente, pois quando lembrava da esquizofrenia pensava no número, assim você pensa na cura e não mais na doença, é fantástico, não sei mas parece que tenho uma ligação muito forte, sempre gostei de numerologia, astrologia e tarô, pra mim funcionou, acho que qualquer um que qualquer um que fizer de coração também conseguirá.

    Tem código pra quase tudo, basta pesquisar, por isso tem que ser de verdade, sua real intenção para que tenha efeito.

    Abraços queridos amigos.

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso desabafar com alguem, eu já não aguento mais.
    Eu sinto a todo momento q estão me perseguindo. Eu trabalho em shopping e trabalhar está sendo uma verdadeira tortura para mim. São oito horas de terror, se entra alguém entra na loja mais de uma vez, se entra de dois, se passa mais de dois homens, o medo toma de conta. Estão me monitorando, querendo saber meus passos. Agora o da vez é um rapaz acima do peso de cordão e olha só a mesma mercadoria. Não sei nem se é o mesmo cara mais minha consciência julga que seja. Se estou na parada de ônibus e para um carro ou já esteja parado eu tenho vontade de sair correndo. Se eu vou pra faculdade e estou no ônibus fico olhando para todos pq acho q estão me monitorando pra saber onde eu desço pra me pegarem ou matar.
    Perdi a vontade de trabalhar, estudar e me diverti. Até a academia que era algo que fazia com muito gosto simplismente desisti. Meu corpo dói, sinto muita fadiga e acordo mais cansado quando vou dormir.
    Minha namorada está gravida e ela disse hoje que vai desistir de mim pois não aguenta mais essa situação. Eu tb não sei se aguentaria, já q trato ela com indiferença, não pq eu seja ruim e nem goste dela,pq eu sinto muito amor por ela, porem vivo bastante nervoso a toda hora, quando penso que estou bem acontece um fato que me deixa assustado. Não quero me aposentar e nem ficar trancado mais sinceramente eu penso em fugir ou trancar a faculdade e pedi as contas da empresa. Ficar só em um canto isolado e esperar a vida passar mais pelo menos vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma situação complicada. Mas talvez um tempo ajude sem precisar de tomar medicamentos. Não sei se suas férias estão próximas, mas se estiver faça de tudo para aguentar mais um pouco e aí sim descansar.
      O ideal seria pedir um tempo no serviço mas infelizmente nem sempre os donos das empresas são compreensivos nessas situações.

      Excluir
    2. Obg por me ouvir. Realmente são momentos de muito terror e realmente a empresa não dá muito ouvidos a isso, mais vou tentar esperar as férias. Obg.

      Excluir